A Intenção de Consumo das Famílias brasilienses (ICF) cresceu 0,5 pontos em janeiro deste ano, na comparação com dezembro de 2019, fixando-se em 102,9 pontos. É o que mostra pesquisa divulgada pela Federação do Comércio do DF. Em relação ao mesmo período do ano passado, o índice também apresentou crescimento (de 0,4) — Valores acima de 100 pontos indicam otimismo.

O presidente da Fecomércio, Francisco Maia, explica que esse foi o terceiro crescimento consecutivo do índice. Segundo ele, o resultado está acompanhando a melhora da economia do País. “Pesquisa realizada pelo Ministério da Economia mostra que o Brasil criou 644 mil empregos formais em 2019, melhor resultado em 6 anos. A confiança do empresário também voltou a subir, o que sinaliza boas perspectivas para 2020”, informa Maia.

O estudo mostra ainda que 76,2% dos consumidores estão mais seguros em relação a situação atual do emprego; 12,8% estão menos seguros; 2,0% estão na mesma situação do ano passado; 4,9% dos entrevistados estavam desempregados e 4,2% não souberam responder. A Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) é um indicador com capacidade de medir, com a maior precisão possível, a avaliação que os consumidores fazem sobre aspectos importantes da condição de vida de sua família, tais como a sua capacidade de consumo, atual e de curto prazo, nível de renda doméstico, segurança no emprego e qualidade de consumo, presente e futuro.

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