O Sesc-DF realizará o 17º Encontro Anual do programa de combate à fome e desperdício de alimentos Mesa Brasil Sesc, nesta quarta-feira (13), às 14h, no auditório Austregésilo de Athayde, na LBV (915 Sul). O encontro tem por objetivo dar transparência à atuação do programa no Distrito Federal, informando os números de alimentos repassados pelas empresas doadoras e entregues às 250 entidades sociais cadastradas. Atualmente, o banco de alimentos atende 64 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social em 27 regiões administrativas.
As ações do programa foram intensificadas em 2019 e os resultados superaram as expectativas. “A meta foi superada em mais de 60%. Estimava-se arrecadar 600 mil quilos de alimentos e já atingimos mais de 1 milhão quilos de gêneros alimentícios”, afirma a coordenadora do Mesa Brasil Sesc, no Distrito Federal, Nina Fontes.
Os resultados positivos se deram graças às inúmeras ações desenvolvidas ao longo deste ano voltadas para a sensibilização de potenciais doadores e consequentemente fortalecimento do programa. Em 2019, por exemplo, o banco de alimentos começou a se beneficiar com a colheita rural, coletando direto do campo as hortaliças, verduras e frutas que não possuem valor comercial.
A mobilização e sensibilização de empresários e lideranças do setor produtivo no Distrito Federal também foi uma estratégia para estimular a prática solidária. Exemplo disso foi a iniciativa da empresária e presidente do Grupo Mundial, Sandra Rodrigues, que promoveu uma festa de aniversário solidária com a arrecadação de mais de cinco mil cestas para o programa Mesa Brasil Sesc do Distrito Federal.
Em 2019, o programa também teve um outro ganho e passou a integrar a Rede Brasileira de Bancos de Alimentos. Com a iniciativa, o Mesa pode receber doações do Brasil inteiro, além de abrir portas na capital federal para novas parcerias. O forte apoio de produtores culturais também se fez presente com a participação da coleta de alimentos na entrada de diversos eventos em Brasília.
Para a coordenadora Nina Fontes, é essencial levar ao conhecimento dos colaboradores, por meio de números, a importância das doações que beneficiam milhares de pessoas semanalmente. “Temos motivos de sobra para comemorarmos a atuação do programa ao longo de 2019. Grandes parcerias foram formadas. Ações intensificadas. Tudo com um único objetivo: levar comida para quem tem fome”, finaliza Nina Fontes.