Por meio do projeto “Astronomia sobre Rodas”, o Sesc atende semanalmente cerca de 1,2 mil alunos de escolas públicas do Distrito Federal e Entorno. A cúpula inflável totalmente digital com projeção de 360º graus mostra de forma lúdica e interativa as galáxias, os planetas e as estrelas. É uma oportunidade única de vivenciar a ciência na prática e dos alunos entenderem conceitos antes um pouco vagos.
De acordo com o professor de física e coordenador do projeto Demetrius dos Santos Leão, o trabalho realizado com as escolas tem início antes mesmo da unidade móvel chegar ao local. A equipe que integra o projeto sugere previamente atividades para serem trabalhadas com os alunos em salas de aula, a fim de que o conteúdo apresentado por meio do Astronomia sobre Rodas seja assimilado integralmente. “O ponto alto da visita são os bate-papos após as sessões dos filmes. A curiosidade e interação das crianças revelam o encantamento sobre os assuntos relacionados ao espaço e a efetividade da iniciativa junto aos estudantes”, diz o coordenador.
As escolas interessadas em ter a unidade móvel em seus espaços devem preencher a ficha com um pré-agendamento pelo link: mestra.me/asr. Para que a van estacione na instituição de ensino, é necessário que o espaço seja coberto, a fim de que possa receber adequadamente a estrutura da cúpula.
Reconhecimento
O projeto do Sesc-DF “Astronomia sobre Rodas” foi contemplado em dezembro de 2018 com o Selo de Qualidade de Conteúdo da Sociedade Astronômica Brasileira (ASB). A certificação foi concedida pelo nível de qualidade da divulgação de conteúdos astronômicos e do valor científico.
Com colaboração e texto de Luciane Zorzin