O Mesa Brasil Sesc Distrito Federal arrecadou 161 mil quilos de alimentos doados durante os três meses do evento Na Praia. A doação de 1 quilo de alimento não perecível dava direito a pessoa adquirir um passaporte individual de meia entrada durante os shows. Para celebrar o recorde de arrecadação, o Sesc homenageou os produtores, na manhã desta quinta-feira (19), na sede do banco de alimentos, localizada no SIA, com a entrega de um certificado. Com a ajuda do Na Praia, atualmente o maior evento doador do Mesa Brasil DF, mais de 64 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social serão beneficiadas.
Durante o evento, 350 voluntários estiveram nos shows recolhendo os alimentos doados pelo público que pagou meia entrada. Os alimentos arrecadados já estão sendo repassados para as instituições cadastradas no Mesa Brasil. O presidente do Sistema Fecomércio-DF, Francisco Maia, participou da entrega do certificado aos produtores da R2 e explicou que a ação social é uma parceria de grande valor humanitário, que atende as pessoas mais necessitadas, além de reforçar a responsabilidade social tanto da empresa parceira quanto do Sesc. “Esse programa nos auxilia a reforçar o trabalho social que o Sesc desempenha em todo o Distrito Federal. Parabenizo os nossos parceiros por confiarem no trabalho desenvolvido pelo Sesc, que é feito com seriedade e compromisso. O trabalho do Mesa Brasil no DF é referência no País e tem se destacado cada vez mais. Nosso agradecimento é de coração, essa doação vai mudar a realidade de muita gente no Distrito Federal”, disse Francisco Maia.
Pelo segundo ano consecutivo de parceria, as arrecadações do Na Praia superaram as expectativas. Em 2018, foram arrecadadas 110 toneladas de alimentos para o Mesa Brasil e, neste ano, o número subiu para 150 toneladas. Entre os principais itens arrecadados estão feijão, arroz, flocão, fubá, farinha de trigo e açúcar. O diretor do Sesc-DF, Marco Tulio Chaparro, também participou da entrega do certificado e salientou a necessidade de ter parceiros como o Na Praia. Segundo ele, ainda existe muita gente passando fome no Distrito Federal. “É importante valorizar a parceria com a R2 Produções, que atualmente desenvolve os maiores eventos no Distrito Federal. Com isso, eles são responsáveis por grandes arrecadações de alimentos para o Mesa Brasil. Premiar a R2 é premiar quem auxilia as 250 instituições aqui em Brasília e mais de 60 mil pessoas. Estamos ajudando a diminuir a fome. Muitos acham que que no DF não passamos por esse problema. Projetos como o Mesa Brasil ajudam a minimizar essa mazela que tentamos combater”, ressaltou Marco Tulio.
O embaixador do Mesa Brasil Sesc DF, Sebastião Abritta, comemorou o sucesso da parceria e agradeceu as doações. “A minha palavra é gratidão. Tanto para os organizadores do Na Praia quanto para os frequentadores do evento. Tudo isso que aconteceu resume-se a gratidão a todos. Juntos somos mais fortes e assim ajudaremos a erradicar a fome no DF. Isso é dar dignidade para mais pessoas”, disse Abritta.
Segundo o diretor da R2 Produções, Francisco Nilson Moreira, o Chicão, o Sesc possibilitou que o propósito do evento fosse atingido. “Estamos felizes pelo impacto direto que essas doações causam. Estamos colocando comida na boca de 64 mil pessoas. O segundo impacto é o exemplo. Muitas instituições nos procuram e nós direcionamos para o Mesa Brasil fazer toda a triagem. Além de outros eventos que nos procuram pra saber como conseguimos arrecadar tanto. Nosso impacto positivo é muito grande”, disse Chicão. Segundo ele, o recorde de arrecadação virou exemplo para outros eventos que estão procurando o programa. “Hoje em dia é muito difícil um evento que arrecada alimentos não fechar parceria com o Mesa Brasil. Se o evento tem esse objetivo de arrecadar alimento no valor de meia entrada e não usar o programa é improvável. O Mesa Brasil se posiciona como referencia nacional”, disse.
O Programa Mesa Brasil Sesc foi lançado nacionalmente em 24 de fevereiro de 2003. No Distrito Federal, chegou em 9 de junho do mesmo ano. O objetivo principal é criar uma rede nacional contra a fome e o desperdício de alimentos. Atualmente, o Mesa Brasil Sesc conta com 45 parceiros e 217 entidades sociais cadastradas no DF.