• 13/09/2019
Sindicato das autoescolas comemora conquistas do setor ao longo dos anos

Os sindicatos têm como principal objetivo a defesa dos interesses econômicos, profissionais, sociais e políticos dos seus associados. Dessa forma, o presidente do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Veículos Automotores do Distrito Federal (Sindauto-DF), Francisco Joaquim Loiola, ressalta as vitórias que o segmento conquistou com o passar dos anos pelo trabalho árduo da entidade sindical.

Loiola explica que é necessário que a categoria esteja unida para assegurar os direitos das empresas de formação de condutores. “Antigamente o Detran cobrava uma taxa quando acessávamos o programa de consulta do órgão. Já teve empresa que chegou a pagar R$ 20 mil por conta dessas taxas, pois toda vez que entrávamos no sistema, seja para marcar aula ou fazer alguma alteração, era cobrado um valor”, disse. “E se não pagássemos, o programa travava e não tínhamos mais acesso”, comentou o presidente. Ainda segundo ele, foi graças a um esforço do sindicato que essa taxa deixou de ser cobrada. “As autoescolas do DF economizaram R$ 220 mil com essa medida”, declarou.

Além disso, o sindicato firmou parceria com os revendedores de carro para que os empresários do segmento tivessem até 20% de descontos na compra de carro novo para a empresa. Outra vitória foi a liberação do Documento Único de Transferência (DUT), que antes ficava com o Detran e depois de uma reivindicação do Sindicato passou a ficar na posse das empresas. “Antes as autoescolas só podiam ter carros brancos, nós também lutamos nesse sentido, e hoje os carros podem ser de qualquer cor”, comentou Loiola.

Convenção coletiva

Também foram debatidas questões relativas a modernização e desburocratização da convenção coletiva da categoria. A assessora executiva do núcleo de atendimento sindical da Fecomércio-DF, Thaís Quintão, e o assessor jurídico da Federação, Sílvio Oliveira, participaram do encontro.