No mês de setembro, as unidades do Sesc de Ceilândia e do Gama receberão o projeto Jornada Literária. Realizado desde 2016 pelo curador e escritor João Bosco Bonfim e pela produtora cultural Marilda Bezerra, a ideia é levar livros para os estudantes das escolas públicas das regiões administrativas mais afastadas do Plano Piloto.

O projeto ficará na unidade do Sesc de Ceilândia entre os dias 10 e 13 de setembro e  no Sesc Gama entre os dias 28 e 31 de outubro. A expectativa dos organizadores é de que 30 mil jovens e crianças vivenciem o projeto, que leva a leitura à rede pública. A programação será composta por debates literários, encontros de escritores com leitores, apresentação de contadores de histórias, conferências, oficinas de escrita literária e  espetáculos de literatura infantil e infanto-juvenil. Estarão presentes, mais uma vez, escritores reconhecidos de Brasília e do Brasil, demonstrando a diversidade de livros.

Em quatro anos de existência, cerca de 70 mil estudantes já foram contemplados e mais de 1.700 professores receberam formação. A ideia de promover o encontro de autores com leitores se mostrou a mais efetiva maneira de cativar os novos leitores. Para isso, antes de conhecer os escritores os alunos fazem uma leitura preparatória. “Disponibilizamos livros para serem lidos e trabalhados pelos alunos e depois levamos esses alunos para se encontrarem com os autores desses livros”, relata o curador do projeto, João Bosco Bonfim.

Ainda segundo o curador, a parceria com o Sesc é uma chancela da qualidade da Jornada Literária. “Esse apoio permite a vinda dos escritores e a possibilidade de realização do projeto em um espaço com excelente infraestrutura”, destaca. Toda a programação da Jornada Literária é gratuita e aberta ao público em geral, das 9h às 18h.

(Com a colaboração de Luciane Zorzin)

Deixe um comentário

Posso ajudar?

Pular para o conteúdo