• 03/09/2019
Fecomércio vai gerir fórum para facilitar a interlocução entre setor produtivo e governo na área de eventos

O primeiro encontro realizado pela Fecomércio e pelo Sindicato das Empresas de Eventos do Distrito Federal (Sindeventos-DF), nesta terça-feira (3), para tratar de assuntos de interesse do setor contou com a presença de secretários de estado, produtores culturais renomados e empresários. Ficou decidido que será criado um fórum permanente sobre os principais eventos da cidade, gerido pela Federação do Comércio, para melhorar a interlocução entre o setor produtivo e o governo local. A expectativa é que a primeira reunião do grupo seja realizada na próxima semana. Posteriormente, serão definidas outras reuniões até o final do ano.

O presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, destacou a importância dos eventos para o fortalecimento da economia brasiliense, com a geração de emprego e renda para diversas famílias. “Eu vim do Sindicato das Empresas de Eventos e sei da força que este setor tem e da importância desse diálogo entre os produtores culturais e o governo para sanar alguns gargalos ainda existentes”, ressaltou Maia. “Por isso, a Fecomércio se coloca à disposição para realizar esses encontros e estimular essa comunicação entre o empresariado e governo local”, completou. O presidente da Fecomércio disse também que a entidade realizará uma pesquisa sobre a relevância do segmento em Brasília para exemplificar em números o impacto econômico que o setor provoca.

O presidente do Sindeventos-DF, Luís Otávio Rocha Neves, expôs algumas dificuldades enfrentadas na capital. “Temos algumas demandas que precisam ser analisadas, como é o caso do Pavilhão do Parque da Cidade. Estamos tentando agendar eventos para o ano que vem, porém, a agenda do próximo ano ainda não está aberta”, afirmou. Além disso, Luís Otávio disse que o governo cancelou o Porão do Rock 28 dias antes do evento começar, pois decidiu trazer um jogo de futebol para a cidade na mesma data em que o Porão estava agendado. O superintendente regional do Sebrae-DF, Valdir Oliveira, também esteve presente e elogiou a iniciativa. “Vocês movimentam o turismo da cidade, abastecem os hotéis e restaurantes, além de gerar emprego e renda. Podem contar com o Sebrae”, disse.

Incentivo à cultura

Participaram do encontro, chamado Terça de Negócios, o secretário de Cultura do DF, Adão Cândido, e o secretário de Governo, José Humberto Pires. Na conversa, o secretário de Cultura ressaltou a importância do setor estar alinhado com o governo nas questões relativas a parte cultural da cidade. “É importante debatermos inclusive a Lei de Incentivo à Cultura (LIC) que está tramitando na Câmara Legislativa”, disse. Ainda segundo ele, a forma de utilização da verba do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC) também deverá ser alterada pelo governo e é salutar este debate com empreendedores que estão à frente dos projetos culturais da cidade. “Precisamos rever o uso de uma parte do investimento do FAC, pois precisamos incluir neste recurso a questão da manutenção e conservação dos patrimônios culturais da cidade”, explicou.

O secretário de Governo, José Humberto Pires, disse que a cultura é prioridade na gestão do governador Ibaneis Rocha. “A prioridade do governo é a de se criar uma proposta de revitalização dos patrimônios públicos e este projeto ainda está sendo discutido”, declarou. “O governador quer reformar todos os espaços turísticos da cidade que são utilizados pela cultura”, disse. Depois foi a vez da assessora executiva do núcleo de atendimento sindical da Fecomércio-DF, Thaís Quintão, apresentar os serviços da Fecomércio e o planejamento estratégicos do Sindeventos para os empresários. O BRB também apresentou benefícios e pacotes de serviços bancários especiais para o segmento.

Entre os presentes no encontro, estiveram os representantes dos eventos culturais: Picnik; São João do Cerrado; Na Praia; Carnaval no Parque; Porão do Rock; Expotchê; Capital Moto Week; Hair Brasília; Sub Dulcina; Festival CoMa; Eu Leitor; GameCon.

BRB

Para mais informações sobre questões bancárias, o BRB disponibiliza um espaço para Atendimento ao Cliente Fecomércio, na sede da Federação. Com equipe instruída para a recepção dos sindicatos e empresários, o funcionamento da sala vai das 9h às 17h. Mais informações pelo telefone: 3038-7565.