• 19/08/2019
Fecomércio e produtores de grandes eventos se unem para defender o setor em Brasília

Produtores de grandes eventos de entretenimento e lazer da cidade, como o Na Praia, Coma, Porão do Rock, São João do Cerrado, Brasília Capital Moto Week e Picnik, se reuniram nesta segunda-feira (19), na sede da Fecomércio, para fortalecer a representatividade do segmento. Eles conversaram com o presidente da Federação, Francisco Maia, e com o presidente do Sindicato das Empresas de Eventos, Luís Otávio Rocha Neves. Ficou acertado que as empresas que ainda não fazem parte do Sindeventos se filiarão ao sindicato para fazer parte da base da Federação do Comércio e lutar por mais segurança jurídica para os empreendimentos.

“A Fecomércio está à disposição dos empresários. Nós entendemos que esse segmento representa uma forte engrenagem da economia da cidade, gerando emprego, impostos e renda”, ressaltou Francisco Maia. O presidente da Federação disse ainda que a produção desses eventos em Brasília é muito profissional e vem se destacando de outros estados do País. “A Fecomércio e o Sindeventos estão de prontidão para atender as demandas do setor, que são urgentes”, completou.

O produtor do Porão do Rock, festival realizado há mais de 20 anos no DF, Gustavo Sá, avaliou o encontro como um divisor de águas no patamar de relações entre os empresários e entidades representativas do comércio. “Acredito que com essa parceria teremos uma interlocução mais profissional com o governo”, disse. “Acabamos sendo desprezados por não termos números formalizados do setor, que mostraria a nossa importância na cadeia econômica. A hora é essa, estamos empenhados e fomos muito bem recebidos aqui na Fecomércio”, disse.

O presidente do Sindeventos, Luís Otávio, ressaltou que a reunião foi muito importante para o fortalecimento dos empresários da área. “Os empreendedores solicitaram filiação ao sindicato, gerando uma força para os envolvidos. Ainda foram combinadas várias ações em conjunto que ajudarão a gerar mais emprego e renda no DF”, pontuou Luís Otávio.  Um dos sócios da R2 produções, responsável por eventos como o Na Praia, Surreal e Carnaval no Parque, Bruno Sartório, também participou da reunião e salientou que a grande pauta dos empresários da área é a organização e união. “Com o crescimento do segmento em Brasília surgiu a necessidade de se organizar. O Sindeventos e a Fecomércio podem nos representar como uma sociedade organizada”.

Também ficou decidido que a Fecomércio vai elaborar um encontro, ainda em agosto, com representantes do Executivo local e da economia criativa. A iniciativa será importante para debater pautas relevantes, como a Lei do Silêncio, segurança jurídica e investimento na área cultural da cidade. Outro ponto debatido durante o encontro foi a intenção de criar um estudo quantitativo sobre o segmento.