Empresários e lideranças brasilienses participaram na manhã desta terça-feira (6) de um encontro sobre o Programa Mesa Brasil Sesc. A ideia foi mobilizar e sensibilizar mais doadores para o programa, além de reforçar o papel de importância do combate à fome no Distrito Federal. Durante a apresentação de resultados uma campanha institucional que estará presente em 285 paradas de ônibus e no aeroporto foi anunciada. Mais de 150 pessoas participaram do evento que ocorreu na sede Sesc, no SIA.

O Mesa Brasil Sesc é uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício. Seu objetivo é contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza. O programa recebe doações onde sobra e entrega onde falta. E para que esses produtos abasteçam quem mais precisa é necessário o apoio de empresários dos segmentos alimentícios e de eventos. No Distrito Federal, mais de 60 mil pessoas são atendidas pelas 250 entidades sociais cadastradas

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, Francisco Maia, realizou a abertura do evento e falou como a participação de novos doadores possibilitará que mais instituições sociais sejam beneficiadas. “O nosso objetivo é atingir mais entidades por meio de doações. Queremos potencializar o programa aqui no Distrito Federal fazendo com que empresários influentes abram as portas e possam colaborar com o Mesa Brasil. Atualmente, atendemos 250 entidades e se pudermos doar mais será melhor. Sabemos que existem pessoas que precisam e contam com a nossa ajuda”, afirmou.

O Mesa Brasil Sesc é nacional e surgiu com a finalidade de garantir o direito humano à alimentação. Desde a sua implantação na capital em 2003, já foram doados mais de 12 milhões de quilos de alimentos. Para o diretor regional do Sesc-DF, Marco Tulio Chaparro, é preciso realizar ações que sensibilizem cada vez mais os doadores e beneficiados. “O Mesa Brasil é o maior braço de assistência do Sesc no Distrito Federal e vem crescendo. Só neste ano, já arrecadamos 600 mil quilos de alimentos e entendemos que com a maior participação dos empresários vamos aumentar essa arrecadação e por consequência auxiliar mais famílias que hoje recebem os alimentos do Mesa Brasil. Hoje também anunciamos uma nova campanha”, ressaltou.

A coordenadora do Mesa Brasil Sesc no Distrito Federal, Nina Fontes, citou as expectativas. “O evento representou novos doadores. Estamos abrindo esse leque, pois entendemos que Brasília precisa ter mais instituições cadastradas e recebendo alimentos. Para isso, o Mesa Brasil conta com o apoio de novos doadores. Estamos com a expectativa de que até o fim do ano o Mesa aumente 20% a sua arrecadação”, adiantou. O embaixador do Mesa Brasil Sesc no DF, o empresário e vice-presidente do Sindivarejista-DF, Sebastião Abritta, destacou que o programa deve ser ampliado. “Apresentamos o Mesa Brasil para a nossa base, que é o setor produtivo. Quando eu assumi ser o embaixador percebi que a grande maioria da nossa base não conhecia o trabalho feito pelo programa. Queremos ampliar as doações com a participação de empresários tendo em vista que tivemos um aumento no número de pessoas que precisam, por conta do desemprego”, contou.

Entidade social 

A Associação Viver, localizada na Estrutural, atende à 300 crianças na faixa etária de 6 a 15 anos. A entidade recebe doações do Mesa Brasil Sesc e a coordenadora, Laila Bueno, afirmou que os alimentos recebidos ajudam a manter a instituição social. “Recebemos do Mesa Brasil há seis anos e é de um valor imensurável. Oferecemos quatro refeições diariamente e a maioria das nossas crianças que são filhos de catadores não tem refeição em casa. Recebemos uma quantidade muito boa de alimentos que dá para aproveitar 100%, atendemos também famílias e comunidade. A nossa parceria com o Mesa Brasil é fundamental”, disse.

Sobre a campanha

A partir da próxima segunda-feira (12) as paradas de ônibus do Distrito Federal vão receber a campanha institucional do Mesa Brasil Sesc. Ao todo, serão 285 pontos. Com a marca dos doadores e a frase “Nosso parceiro no combate à fome e ao desperdício.”, o intuito é agradecer aos atuais doadores do programa.

Deixe um comentário

Posso ajudar?

Pular para o conteúdo