• 04/07/2019
GDF retoma Fórum das Microempresas e firma cooperação com o Sistema Fecomércio para capacitar os trabalhadores

A retomada dos trabalhos do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Distrito Federal aconteceu na tarde desta quinta-feira (4). A Federação do Comércio sediou a primeira reunião plenária do grupo de trabalho. Na ocasião, o presidente do Sistema Fecomércio-DF, Francisco Maia, e o secretário de Desenvolvimento Econômico do DF, Ruy Coutinho, assinaram um acordo de cooperação que visa a contribuir com o processo de profissionalização dos brasilienses, por meio do Senac-DF, e promover ações socioeducativas, no âmbito da saúde, esporte, alimentação, cultura, ação social, turismo e lazer, por meio do Sesc-DF. As ações serão oferecidas de forma gratuita à população.

Também foram empossados os membros indicados para compor o fórum para o triênio 2019/2021. Ainda foram instaladas, dentro do fórum, as câmaras temáticas de: compras governamentais; acesso a novos mercados; banco de fornecedores; capacitação e formação de rede de disseminação; inovação e tecnologia; comércio exterior; investimento e financiamento; e desoneração e desburocratização.

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, Francisco Maia, parabenizou o grupo pela retomada do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do DF. “A Federação se sente muito honrada em receber essa iniciativa. O fórum tem tudo a ver com o nosso trabalho, pois somos uma entidade sindical que tem como braços o Sesc e o Senac”, disse Maia. “Desde que assumimos a Fecomércio, nossa primeira ação foi buscar uma parceria com o governo do Distrito Federal, porque nós entendemos que é importante que o setor produtivo esteja lado a lado com o governo em prol da sociedade e nossa relação tem crescido a cada dia”, apontou o presidente.

O presidente do fórum, o secretário Ruy Coutinho, ressaltou a importância das 13,5 milhões de empresas registradas no Brasil e a força que elas representam para o Produto Interno Brasileiro (PIB). “Vamos continuar nos esforçando para trazer mudanças impactantes para as empresas da capital. Por isso não queremos discussões inócuas, como ocorria em outros fóruns”, afirmou Coutinho. Participaram do encontro secretários de estado, lideres empresarias, presidente de sindicatos, e representantes do setor produtivo.

Cooperação

Serão oferecidos cursos para formação de 90 técnicos em contabilidade, por meio do Senac. Para participar da seleção, os interessados deverão se enquadrar nos requisitos do Programa Senac de Gratuidade. As turmas ainda serão lançadas.