• 19/06/2019
GDF começa elaboração de estudos para implantar a Zona Verde

A Secretaria de Transporte e Mobilidade (SEMOB) publicou no Diário Oficial do DF, nesta terça-feira (18), o nome das nove empresas que vão fazer estudos para a criação do estacionamento rotativo pago em algumas regiões do DF, a chamada zona verde. O projeto tem a proposta de estimular o uso do transporte público de forma mais eficiente.

A partir de agora, as nove empresas autorizadas terão o prazo de até 90 dias corridos, contados a partir da publicação no Diário Oficial do DF, para apresentação dos projetos. Depois disso, será selecionado o estudo que conterá o modelo de parceria e o projeto será apreciado pela população, e outras entidades interessadas em audiência pública.

O projeto será feito por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) e tem algumas diretrizes: para estacionar nas comerciais o motorista deverá pagar; nas quadras residenciais, apenas os moradores terão direito de estacionar o veículo gratuitamente. O sistema contará com um cadastro e monitoramento por câmeras. Os valores a serem cobrados nos estacionamentos ainda não estão definidos. Também serão construídos bolsões onde as pessoas poderão parar os carros ao longo da linha do Metrô e do BRT. Ibaneis disse que o dinheiro arrecadado com o projeto será revertido em mobilidade.

Confira os nomes das autorizadas:

I-             SERBET – SISTEMA DE ESTACIONAMENTO VEICULAR DO BRASIL LTDA;

II-            RIZZO PARKING AND MOBILITY S/A;

III-          EXP- EXPLORA PARTICIPAÇÕES EM TECNOLOGIA E SISTEMA DA INFORMAÇÃO S/A;

IV-          QGMB CONSULTORIA LTDA/ TI MOB TECNOLOGIA E SOLUÇÕES EM MOBILIDADE LTDA;

V-           AREATEC- TECNOLOGIA E SERVIÇOS LTDA;

VI-          HORA PARK- SISTEMA DE ESTACIONAMENTO ROTATIVO LTDA;

VII-        BENVENUTO ENGENHARIA S/S LTDA;

VIII-       ARIA SOLUÇÃO EM EMPREENDIMENTO IMOBILIÁRIO LTDA/AS DE OBRA Y SERVIÇOS, COPASA/ MÓDULO BR ARQUITETURA DESIGN E CONSTRUÇÃO LTDA- ME;  e

IX-          BF CAPITAL ASSESSORIA EM OPERAÇÕES FINANCEIRAS LTDA/ GRANPARK INFORMÁTICA E GESTÃO DE ESTACIONAMENTO 145DF LTDA.