• 07/06/2019
Projeto elaborado pela Fecomércio com objetivo de reduzir uso de sacolas plásticas é aprovado na CLDF

Um projeto elaborado pela Fecomércio-DF, junto com o Sindicato dos Supermercados (Sindsuper-DF) e o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), apresentado ao deputado distrital Leandro Grass (Rede), foi aprovado nesta quarta-feira (5), pela Câmara Legislativa do DF. O projeto pretende adotar uma nova cultura na capital do País, estimulando o uso de bolsas retornáveis, com o objetivo de reduzir drasticamente o número de sacolas plásticas distribuídas. Os estabelecimentos poderão comercializar sacolas reutilizáveis, confeccionadas com material resistente e que suporte o transporte de produtos e mercadorias em geral.

A proposta estabelece um prazo de 12 meses para implementação. Agora, o projeto segue para sanção do governador. O presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, enfatizou a importância da norma. Segundo ele, é urgente a necessidade de criar alternativas criativas para o comércio, e consequentemente para o meio ambiente. “Estamos acostumados a receber sacolas plásticas fornecidas pelos supermercados, mas precisamos nos conscientizar quanto à finalidade e descarte dessas sacolas”, disse Francisco Maia.

O deputado Leandro Grass destacou a colaboração da Fecomércio. O parlamentar afirmou que quando virar lei, junto com as demais medidas já previstas na legislação, a matéria colocará o Distrito Federal em posição de destaque na redução de resíduos de fontes plásticas. Dados divulgados pelo gabinete do distrital da Rede Sustentabilidade mostram que, a cada ano, 500 bilhões de sacolas plásticas são produzidas no mundo. No Brasil, cerca de um bilhão de unidades são distribuídas mensalmente nos supermercados. Uma sacola plástica demora ao menos 300 anos para se decompor.