• 20/05/2019
Egressa do Senac é destaque em campanha internacional ligada à Organização Mundial da Saúde

Formada pelo Senac-DF, a técnica em enfermagem Michele Olukemi dos Santos Adesoji, de 27 anos, que fez o curso na unidade da 903 Sul por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), além de ter conquistado uma vaga no mercado de trabalho assim que concluiu o curso, tornou-se protagonista de uma campanha publicitária internacional. Lançada no último dia 24 de abril, a campanha do Programa Nursing Now – Brasil, que tem o objetivo de evidenciar a importância do profissional de Enfermagem e torná-lo destaque da saúde no Brasil, tem o rosto da egressa do Senac.

“Deus está em primeiro lugar. Em segundo vem o Senac. Se eu não me formasse não estaria trabalhando e nem teria a oportunidade de protagonizar uma campanha tão importante da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN). É uma ação de alcance internacional para valorizar e mostrar a importância dos profissionais da área de Enfermagem”, explica Michelle. “Estou feliz em fazer parte de algo que vai beneficiar todo mundo”, completa. Para participar da campanha publicitária, um dos pré-requisitos era ser profissional da área. Michelle concorreu com 19 profissionais de Brasília.

“Nossa ideia era escolher alguém que representasse, de fato, a enfermagem brasileira. Alguém com quem os profissionais de enfermagem se identificassem. Por isso, escolhemos trabalhar com um profissional real”, destaca Fernanda Mesquita, do atendimento da agência Klimt Publicidade, responsável pela campanha. Para escolher Michelle, a agência analisou a pesquisa “Perfil da Enfermagem”, que mostra que mais de 80% desses profissionais são mulheres, mais de 50% são negros/pardos e 77% são técnicos e/ou auxiliares de Enfermagem. “Percebemos que ao escolher a Michelle, estaríamos dando a possibilidade de mais profissionais se enxergarem parte dessa campanha, se sentirem contemplados e representados, já que o objetivo dela é exatamente trazer à luz o protagonismo da enfermagem, uma profissão que merece ser vista e respeitada no Brasil e no mundo”, ressalta.

Moradora da região administrativa do Gama, a carioca radicada em Brasília já trabalhou como cabeleireira e monitora de escola pública na área especial. “Enquanto fazia o curso no Senac, tive um contrato temporário com a Secretaria de Educação para trabalho voluntário como monitora. Eu auxiliava, em sala de aula, os estudantes com Síndrome de Down, TDH e autismo. Só consegui essa vaga porque era estudante da área de saúde”, explica. Seu primeiro trabalho foi como estagiária na Agência Nacional de Aviação Civil, seguida de uma vaga temporária na Caixa Econômica Federal (CEF).

Michelle começou o curso Técnico em Enfermagem em 2015 e terminou em 2017. Logo em seguida, foi contratada pelo hospital Maria Auxiliadora, onde começou como técnica e virou instrumentista. “Descobri o dom para a enfermagem depois de fazer vários cursos. Eu tinha dificuldade de achar algo que gostasse. Depois que comecei a estudar no Senac vi que era o que realmente queria. A área de saúde me atrai muito. Gosto de ouvir a pessoa, dar atenção, me colocar no lugar dela, enfim, dar um tratamento mais humanizado”, afirma.

Ciente da dimensão do seu papel na área da Enfermagem, Michelle destaca a importância que a qualificação profissional teve em sua vida. “O Senac significou muito para mim. Por meio dele tive uma oportunidade e consegui uma vitória. É uma instituição grande que ajuda muitas pessoas a realizar seus sonhos. Ela qualifica para transformar os estudantes em bons profissionais”, ressalta Michelle, que também fez na instituição o curso Qualidade e Eficiência na Coleta de Sangue Venoso e Capilar.

Instrutora do curso Técnico em Enfermagem do Senac-DF, Adriana Alves​ ressalta que o diferencial da instituição é o conteúdo abrangente e a prática a que o aluno é submetido. “No conteúdo sobre centro cirúrgico, por exemplo, além do cuidado com o paciente, o Senac ensina a rotina do bloco cirúrgico e cuidados no pré e pós-operatório. Então o aluno sai com conhecimento e facilidade de compreender o trabalho”, explica.

A docente lembra ainda que o Senac oferece cursos de especialização na área como o de Instrumentação Cirúrgica e o de Oncologia. “Especializar-se em uma área dentro da enfermagem pode levar o aluno a conseguir um emprego mais rápido, já que a maioria das empresas procura profissionais com conhecimentos específicos. Em oncologia, por exemplo, a pessoa tem que aprender os cuidados paliativos, mas trabalhar também com a questão emocional. O comportamento que deve ter com um paciente terminal é completamente diferente”, destaca Adriana.

Sobre o curso

Oferecido na unidade do Senac da 903 Sul, o curso Técnico em Enfermagem tem carga horária de 1.800 horas e possui estágio supervisionado garantido nos melhores hospitais das redes pública e privada do Distrito Federal.  A próxima turma iniciará as aulas em 14 de outubro, no turno matutino.

O Técnico em Enfermagem presta assistência a indivíduos e grupos sociais atuando na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processos saúde-doença em todo o ciclo vital, nos diferentes graus de complexidade do ambiente e gravidade do usuário. Atua em hospitais, clínicas, ambulatórios, diferentes serviços e programas de saúde pública, unidades de pronto atendimento, consultórios, centros de educação infantil, escolas, instituições de longa permanência (ILP), além de realizar atendimentos home care e pré-hospitalares.  Mais informações: 3313 8877.