• 15/05/2019
Fecomércio-DF realiza seminário para sindicatos da sua base, junto com a CNC, durante encontro em Fortaleza

Assuntos relevantes para os sindicatos se reinventarem e criarem novas perspectivas e modelos de sustentação foram debatidos durante seminário oferecido pela Fecomércio-DF, com apoio da Confederação Nacional do Comércio (CNC), nesta quarta-feira (15), em Fortaleza (CE), exclusivo para os sindicatos da base da Federação. A iniciativa ocorreu junto ao 35º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais do Comércio, e reforça a parceria entre a CNC e a Federação do Comércio da capital do País.

O presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, destacou a aproximação e elogiou a troca de experiências que está sendo proporcionada. “A CNC e a Fecomércio-DF, assim como outras federações do País, estão tentando buscar soluções e novas alternativas para que os sindicatos possam sobreviver após as mudanças da Legislação Trabalhista, que acabou com a obrigatoriedade da contribuição sindical”, disse.

Francisco Maia falou ainda sobre a importância da maioria dos sindicatos da base da Fecomércio-DF estarem presentes no encontro, o que torna a ação ainda mais importante. “A questão da contribuição assistencial foi um dos temas apresentados no evento de hoje. Diferente da sindical, ela não é obrigatória, sendo feito por meio das convenções”, disse. “O encontro foi no sentido de explicar essas novas formas de arrecadação para tentar viabilizar as entidades financeiramente, fazendo com que eles entendam as novas oportunidades”, concluiu.

As palestras foram ministradas, em forma de debate, com perguntas e respostas, pela Chefe da Divisão Sindical da CNC, Patrícia Duque, e pelo advogado da Divisão Sindical, Roberto Lopes. Eles abordaram as seguintes temáticas: a nova forma de partilha da contribuição assistencial das categorias inorganizadas e a promoção das adequações estatutárias pelas federações e sindicatos. Também estiveram presentes a assessora das Câmaras Brasileiras de Comércio da CNC, Andrea Marins, e Reiner Leite, integrante do Sistema de Informação Parlamentar da CNC (Renalegis).