• 03/05/2019
Confiança do empresário do comércio registra queda em abril, aponta CNC

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) recuou 1,5% no mês de abril, registrando 125,2 pontos. Apesar da queda, o número ainda está acima da zona de satisfação (100 pontos). Essa é a primeira queda da confiança do empresário desde agosto do ano passado. É o que mostra pesquisa divulgada nesta sexta-feira (3) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O estudo diz ainda que a expectativa do empresário recuou 2,3% em relação a março, e a intenção de investimento caiu 1,9%. Na opinião do presidente da CNC, José Roberto Tadros, a perda na força das vendas e o ritmo das medidas que poderiam dar sustentabilidade à retomada do crescimento, como a reforma da Previdência, vêm contribuindo para um cenário de cautela, o que se reflete na queda do Icec.

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) é o indicador mensal antecedente, apurado entre os tomadores de decisão das empresas do varejo para detectar as tendências das ações do setor do ponto de vista do empresário. A amostra é composta por aproximadamente 6 mil empresas situadas em todas as capitais do País.