Considerada a segunda data mais importante para o comércio, o Dia das Mães deve impulsionar a economia no mês de maio. De acordo com levantamento realizado pelo Instituto Fecomércio, os empresários brasilienses esperam um crescimento nas vendas de 9,78% no comércio. Apesar do número positivo, a quantidade de empresários otimistas com a data caiu. Ano passado, a expectativa de crescimento era de 11,12% nas vendas. O levantamento foi feito com 279 lojistas de rua e de shoppings do Distrito Federal.
O presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, explica que os números deste ano não refletem pessimismo, mas sim uma expectativa mais realista, que leva em conta as incertezas atuais da economia e o número elevado de pessoas endividadas. “Mesmo com a diminuição da expectativa dos lojistas, as datas comemorativas representam um estímulo para o comércio, que ainda não teve resultados expressivos em 2014. Vale ressaltar o alto poder aquisitivo do brasiliense e a grande variedade de produtos com preços acessíveis a todos os públicos, o que gera um bom faturamento”, explica Adelmir Santana.
As lojas de Móveis e Decoração são as mais otimistas, esperam crescimento de 27,69%. As mais cautelosas são os estabelecimentos que comercializam utilidades do lar, com estimativa de recuo de -6,67% nas vendas.
Foto: Cristiano Costa