A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) apresentou recuo de 0,3% em abril na comparação com março de 2014 e atingiu a marca de 125,2 pontos. Em relação ao mesmo período do ano passado, o índice teve um retrocesso de 4,1%, segundo a pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), divulgada nesta terça-feira (15), pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Apesar da queda, o estudo ainda denota um otimismo das famílias de todo o País, pois apenas valores abaixo de 100 indicam pessimismo.

“A queda na intenção de consumo é atribuída à inflação que continua acima das expectativas do governo. Além disso, também temos o elevado nível de endividamento combinado com o encarecimento do crédito ao consumidor”, explica a economista da CNC, Marianne Hanson. Ela também ressalta que o índice não deve ter uma aceleração considerável durante o ano por causa da instabilidade econômica que o País vem enfrentando.

A Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) é um indicador com capacidade de medir a avaliação que os consumidores fazem sobre aspectos importantes da condição de vida de sua família, tais como a sua capacidade de consumo (atual e de curto prazo), nível de renda doméstico, segurança no emprego e qualidade de consumo.

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