O Índice de Confiança dos Empresários do Comércio do Distrito Federal (Icec-DF) apresentou a quinta queda consecutiva. Os dados vêm caindo desde novembro de 2013. Em março, quando comparado com fevereiro, a queda registrada foi de 3,7 pontos, fixando-se em 116,2 no terceiro mês do ano. Em relação ao mesmo período do ano passado o índice também apresentou recuo (19,4). Apesar da diminuição, os empresários do comércio continuam otimistas. Apenas valores abaixo de 100 indicam pessimismo.
De acordo com o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, um dos principais pontos para a queda constante do índice é a desconfiança do empreendedor com as condições atuais da economia brasileira. “A economia ainda está reagindo lentamente. A expectativa é de que datas festivas e eventos internacionais tragam um ânimo para o empresário até o meio do ano”, explica Adelmir.
A análise mostra que 26,5% dos empresários entrevistados afirmam que a situação da economia piorou muito e 38,8% disseram que piorou pouco no mês de março. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio tem como objetivo produzir um indicador com capacidade de medir a percepção que os empresários do comércio têm sobre o nível atual e futuro de propensão a investir em curto e médio prazo na economia brasileira.