• 12/02/2019
Com atuação do Sepebc, Câmara Legislativa lança Frente Parlamentar em Defesa da Profissão de Bombeiro Civil

Com o objetivo de ampliar o debate sobre a profissão de Bombeiro Civil, foi lançada na tarde desta terça-feira (12), na Câmara Legislativa do DF, a Frente Parlamentar em Defesa e Desenvolvimento da Profissão de Bombeiro Civil. A criação da frente foi proposta pelo deputado distrital Rafael Prudente (MDB) e pelo deputado distrital Jorge Vianna (Podemos).

O presidente do Sindicato das Empresas Prestadoras de Serviços e Especializadas em Bombeiro Civil do Distrito Federal (Sepebc-DF), José Evanio Bernardo dos Santos, afirma que atualmente a categoria é formada por quatro mil profissionais e cerca de 120 empresas. “A ideia da Frente Parlamentar em Defesa e Desenvolvimento da Profissão de Bombeiro Civil é começar a despertar a sociedade para o conceito de prevenção, além de dar força para o mercado de bombeiro civil em Brasília, profissão já regulamentada, conhecida antigamente como os brigadistas”, destacou Santos.

O presidente da Frente Parlamentar, deputado distrital Rafael Prudente, aponta que a Frente existe há quatro anos e está sendo renovada para o próximo mandato. “Estão acontecendo alguns desastres em todo país, e aqui no DF também, então o que nós vamos trabalhar forte nos próximos anos é a prevenção. Foi aprovada nossa lei do Dia de Combate a Profissão Ilegal de Bombeiro Civil e vamos seguir firmes nesta luta, na geração de empregos e na prevenção de acidentes no Distrito Federal”, ressaltou Prudente.

O secretário geral da Frente Parlamentar, deputado Iolando (PSC), afirma que o bombeiro civil trabalha protegendo vidas. “Essa representatividade tem um significado muito importante para a população, pois é melhor entrarmos antes de acontecer o pior, do que depois do acidente e ter que remediar”, explicou o deputado. O bombeiro civil trabalha em toda e qualquer situação de grande concentração de pessoas, ou certo grau de riscos nas edificações ou complexo de edificações, e previne situações de emergência, e caso haja, ele controla ou diminui sua dimensão, salvando vidas e evitando prejuízos. A lei federal que institui a profissão de bombeiro civil foi criada em 2009.

Projeto de Lei

O deputado distrital Jorge Vianna (Podemos), apresentou neste ano o Projeto de Lei (PL 090/2019) que institui a obrigatoriedade de contratação de bombeiros civis pelas unidades e estabelecimentos de saúde do DF. Segundo o deputado, o projeto foi apresentado após ocorrer o princípio de incêndio no Hospital Regional de Taguatinga (HRT), proveniente de um curto circuito, no final do mês de janeiro de 2019.

“Infelizmente desde aquele fatídico dia que tivemos o incêndio na boate Kiss, no Sul do país, nós vimos a necessidade de ter um olhar especial em relação aos ambientes. Naquele momento foi uma boate, recentemente tivemos um exemplo de um hospital, agora o incêndio no Rio de Janeiro, ceifando a vida de dez jovens. O incêndio acontece em diversos lugares, por diversos motivos e não temos a cultura da prevenção, de ter pessoas especializadas para fazer a prevenção de acidentes”, disse o deputado. Segundo Vianna, o projeto busca muito mais prevenir do que combater, pois o combate de fogo fica a cargo das forças militares auxiliares do Corpo de Bombeiro Militar, mas a prevenção deve ser feita por profissionais como os bombeiros civis.

De acordo com o PL, unidades de saúde, com frequência diária superior a 500 pessoas, tanto da rede pública quanto privada, devem contratar brigada profissional composta exclusivamente por bombeiros civis.