A intenção de Consumo das Famílias (ICF) registrou aumento de 5,1% no mês de janeiro de 2019, em relação a dezembro de2018, alcançando 95,9 pontos. Esta é a maior alta mensal da série, iniciada em janeiro de 2010. Já quando comparado com o mesmo período do ano passado, o aumento foi maior: 14,7%. É o que mostra pesquisa divulgada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), divulgada nesta quinta-feira (17). Mesmo com o aumento, o índice de consumo ainda permanece abaixo de 100 pontos, limite considerado de insatisfação.

Na opinião da divisão econômica da CNC, as condições favoráveis do mercado de trabalho, aliadas à estabilidade inflacionária e ao recebimento do 13º salário, devem ter influenciado positivamente o otimismo das famílias. Ainda de acordo com o estudo, a percepção em relação ao Nível de Consumo Atual cresceu 4,4%, quando comparado com dezembro. Na relação anual, a alta foi de 24,6%.

A Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) é um indicador com capacidade de medir, com a maior precisão possível, a avaliação que os consumidores fazem sobre aspectos importantes da condição de vida de sua família, tais como a sua capacidade de consumo (atual e de curto prazo), nível de renda doméstico, segurança no emprego e qualidade de consumo, presente e futuro. Em outras palavras, é um indicador antecedente do consumo, a partir do ponto de vista dos consumidores, tornando-o uma ferramenta poderosa para o planejamento do comércio e de outras atividades produtivas.

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