O percentual de famílias brasileiras endividadas no ano de 2013 foi de 62,5%. Número 7,5% maior do que o registrado em 2012, segundo o Perfil do Endividamento das Famílias Brasileiras em 2013, divulgado nesta quinta-feira (9) pela Divisão Econômica da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) com base nos resultados mensais da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor.

“Foi um ano com altos índices de endividamento. Em julho, por exemplo, o percentual de famílias com contas em atraso chegou a 65,2%, alcançando o segundo maior índice de toda a série histórica da pesquisa, ficando atrás somente do dado de fevereiro de 2011 que registrou 65,3%”, explica a economista da CNC, Marianne Hanson. “O principal fator para a alta nas dívidas está associado ao uso exagerado do cartão de crédito. Os números mostram que no decorrer dos meses do ano de 2013 o crédito sempre esteve em evidência como o principal causador de dívidas dos brasileiros.”

Apesar da alta dos endividados no País, o percentual de famílias que declararam não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso e, portanto, permaneceriam inadimplentes, recuou -1,6% na média de 2013 em comparação com o ano anterior.

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo