O comércio varejista do País teve alta de 5,3% nas vendas em outubro em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira (12), pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). De acordo com economistas da entidade, o crescimento foi abaixo da expectativa para o mês. Neste cenário, a CNC projeta um crescimento de 4,5% no volume de vendas deste ano, em relação a 2012, o que faz de 2013 o ano com menor crescimento da década.

Na opinião do presidente da Fecomércio- DF, Adelmir Santana, o ano não vem sendo muito animador tanto para o consumidor quanto para o empresário. “Altos encargos, juros enormes e um acréscimo da inflação afugentaram os consumidores e preocupam os empresários. Esses foram um dos principais fatores que findaram o momento eufórico da economia do País”, explica Adelmir Santana. Ele também ressalta que o número de endividados vem crescendo a cada mês. Em novembro o índice registrou acréscimo de 1,1%.

“Os dados mostram que os tempos de alto consumo para sustentar o crescimento estão passando. Porém, com a chegada do Natal e do Ano Novo, o setor terciário se aquece novamente, o que é sempre positivo”, conclui Adelmir Santana.

Foto: Cristiano Costa

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo