As vendas do comércio varejista brasileiro cresceram 0,5% em setembro, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi o sétimo mês seguido de alta do indicador. Na comparação com o mesmo período do ano passado o volume de vendas cresceu 4,1%.
De acordo com o presidente da Fecomércio- DF, Adelmir Santana, as facilidades de crédito e a chegada das festas de fim de ano aumentam o consumo. “As vendas tem seguido um ritmo de alta nos últimos meses do ano. O primeiro semestre não foi tão bom, porém os dados mostram que os brasileiros estão consumindo mais por conta da chegada do Natal e do Ano Novo” explica Adelmir Santana.
“O pagamento do décimo terceiro deve alavancar mais ainda os dados para os próximos meses. A projeção nacional é de que cerca de R$ 143 bilhões serão injetados na economia do País. A primeira parte não tem descontos dos impostos e é maior. Geralmente, as pessoas a utilizam para compras para elas mesmas e para a família”, conclui Adelmir Santana. Os setores do varejo que mais apresentaram alta foram: artigos de uso pessoal e doméstico (2,4%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,3%) e livros, jornais, revistas e papelaria (0,9%).