A família brasileira ficou mais endividada em outubro, de acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada nesta quinta-feira (31) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O percentual de famílias que relataram ter dívidas alcançou 62,1% em outubro de 2013, avançando em relação aos 61,4% observados em setembro, como também em relação aos 59,2% de outubro de 2012.

“Foi uma alta pequena, visto que os dois últimos meses foram de queda no índice. Esse ano a população está mais endividada do que no ano passado, pois mudou o perfil do endividado. Agora estão envolvidos com financiamentos imobiliários ou renegociação de dívidas, assim sendo, a aceleração do consumo não teve nada haver com este aumento”, aponta a economista da CNC, Marianne Hanson. O percentual de famílias com dívidas ou contas em atraso seguiu a mesma tendência, aumentando em ambas as bases de comparação: o percentual de famílias inadimplentes alcançou 21,6% em outubro de 2013, ante 20,6% em setembro de 2013 e 20,5% em outubro do ano de 2012.

Já o percentual de famílias que declararam não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso também apresentou crescimento na comparação mensal, alcançando 7,3% em outubro ante 7,0% em setembro.

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo