O Índice de Confiança dos Empresários do Comércio do Distrito Federal (Icec-DF) apresentou queda de 6,2 pontos em agosto, na comparação com julho e ficou em 119,7. Apesar da diminuição, os empresários do comércio continuam otimistas. Apenas valores abaixo de 100 indicam pessimismo. Em relação ao mesmo período do ano passado, o índice também apresentou recuo, de 8,1 pontos.

Ampliando a análise, observou- -se que este indicador, na região do Centro-Oeste, apresentou queda de 3,2% na comparação mensal e 5,4% em relação ao mesmo período do ano passado, ficando em 121,3 pontos. Em âmbito nacional, o índice que mede as expectativas dos empresários do comércio no mês de agosto registrou a maior queda em um ano, com um recuo de 4.2 %, chegando aos 117,4 pontos, sendo o terceiro nível mais baixo da série histórica iniciada em março de 2011.

O presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, explica que o Brasil está vivendo um momento de insatisfações com as condições atuais, além de conviver como as incertezas sobre o futuro da economia nacional. “Temos dois fatores predominantes para a queda de confiança dos empresários, como os impactos decorrentes da desvalorização do real e a percepção das dificuldades de se vislumbrar uma retomada consistente de crescimento do País”, aponta o presidente Adelmir Santana.

Deixe um comentário

Posso ajudar?

Pular para o conteúdo