Os brasilenses estão confiantes no cenário econômico. É o que mostra a pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) do Distrito Federal, divulgada pela Fecomércio- DF. O índice atingiu 125,9 pontos em agosto de 2013, o que denota um otimismo e um aumento de 7,3 pontos em relação ao mês de julho. Valores abaixo de 100 indicam pessimismo e acima denotam otimismo. O estudo foi realizado com 600 famílias.

Na comparação anual, porém, houve uma queda de 1,5 pontos na intenção de consumo dos brasilienses. O levantamento mostra ainda que 80,7% dos trabalhadores se sentem mais seguros em relação ao emprego quando comparado com o mesmo período de 2012. Os responsáveis pelas famílias também acham que terão alguma melhora profissional nos próximos seis meses e 44% afirmaram que devem ter aumento de salário ou de cargo. A pesquisa também relata que 73,3% das famílias sentem que estão em uma situação financeira melhor do que a do ano passado.

Na opinião do presidente da Fecomércio- DF, Adelmir Santana, os brasilienses estão organizando as finanças. “Brasília, como capital do País, tem muitos servidores públicos garantindo mais estabilidade no emprego, o que reflete na intenção de consumo das famílias. Outro ponto importante que devemos notar é o acesso fácil ao crédito destinado ao consumo”, explica Adelmir Santana.

Deixe um comentário

Posso ajudar?

Pular para o conteúdo