• 21/06/2013
Furtos ao comércio aumentam 10,2 % em 2013

A violência contra o comércio do Distrito Federal aumentou mais de 10 % nos quatro primeiros meses de 2013, quando comparado com o mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública.

Na opinião do presidente da Fecomércio- DF, Adelmir Santana, os comerciantes estão com medo, pois se sentem a mercê do crime na capital federal. “Os micros e pequenos empresários são os mais prejudicados com os seguidos roubos e furtos contra o comércio de Brasília.” diz Adelmir Santana. Ele também ressalta que o comerciante além de pagar impostos altos tem que investir seus lucros em segurança “Muitos empreendedores tentam se proteger com grades de ferro e equipamentos de filmagem, porém com a ineficiência da segurança pública, o empresário é obrigado a fechar o estabelecimento mais cedo para não ser assaltado.”

Desde janeiro até o mês de abril, foram registradas 1.706 ocorrências de furtos no comércio da cidade. Ano passado, até o mesmo período, esse número era de 1.548 registros. De acordo com a SSP, na última década, os roubos em comércio na capital federal aumentaram 35,1%. O número saltou de 1.757 ocorrências em 2000 para 2.375 em 2009. O mês de abril foi o que mais registrou número de furtos nos comércio de Brasília, constando 441 ocorrências.