O mês de junho chegou e com ele a terceira melhor data para o comércio: o Dia dos Namorados. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio, 81,3% dos entrevistados irão às compras para presentear a pessoa amada, enquanto 11,5% ainda têm dúvidas sobre dar ou não um presente e 7,2% não comprarão nada. Foram entrevistadas 401 pessoas para o levantamento.
“O Dia dos Namorados movimenta tanto o comércio varejista de bens em geral, como o comércio de alimentos. Muitos casais, além da troca de presentes, optam por almoçar ou jantar fora de casa, com cardápio diferente e bebidas especiais o que aquece os setores de comércio e serviços”, explica o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana.
A faixa etária mais otimista nas trocas de presentes são os jovens entre 18 e 24 anos, 92,6% deles irão presentear o parceiro (a). Em relação à intenção de comemorar o Dia dos Namorados, 86,3% dos entrevistados confirmaram a expectativa; 9,5% disseram não ter intenção de fazer qualquer tipo de comemoração e 4,2% tem dúvidas quanto à possibilidade de comemorar a data este ano. Os produtos mais citados para presentear o namorado (a) foram: vestuário (26,1%); calçados (13,5%); perfumes (10,7%); chocolate (9,4%) e flores (9,1%). A maioria (60,1%) pagará o presente em dinheiro.
Foto: Cristiano Costa