• 10/05/2013
Afif terá a missão de combater burocracia

A presidenta Dilma Rousseff empossou nesta quinta-feira (9) o ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, em cerimônia no Palácio do Planalto. O presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, participou da solenidade e parabenizou o novo ministro pela trajetória de luta em defesa do segmento. “A nomeação de Afif coroa uma luta que vem de longe. Ele participou ativamente da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e agora chega ao ápice dessa relação do governo com os pequenos negócios”, disse Adelmir Santana.

Em seu discurso de posse, Afif atacou a burocracia. Disse que ela é como um colesterol. Existe o bom e o ruim. O bom azeita a circulação do sistema; o ruim entope. “O bom é o serviço público exemplar. O ruim é aquele que atrapalha o desenvolvimento do País. E esse que vamos combater. A má burocracia. De acordo com o governo, atualmente existem 7,4 milhões de microempresas formalizadas, o que representa 99% das empresas formalizadas de todo o país. Essas empresas geram 11 milhões de empregos.

O presidente da Fecomércio defende que o mais importante é que a nova gestão da Secretaria possa auxiliar a pequena atividade. “O ideal é que ela realmente venha a fomentar o empreendedorismo e criar uma política de estímulo a inovação”, conclui Adelmir Santana.

Foto: Cristiano Costa