As vendas do comércio brasiliense registraram queda de 1,10% em fevereiro na comparação com janeiro e as vendas do setor de serviços tiveram declínio de 16,29%. É o que mostra a Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal, realizada pelo Instituto Fecomércio.

Segundo os especialistas, esse resultado já era esperado devido ao efeito sazonal. “Tradicionalmente, fevereiro é o mês mais curto do ano. Além disso, o recesso do carnaval acarretou em queda no faturamento de algumas empresas”, explica o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana.

As quedas mais significativas nas vendas do comércio em fevereiro, na comparação com janeiro, foram observadas nos segmentos de Vestuário (-14,32%); Floricultura (-11,50%); Autopeças e Acessórios (-10,27%); e Tecidos (-5,11%). Apresentaram aumento nas vendas os seguimentos de Livraria e Papelaria (42,70%); Móveis e Decorações (10,52%); Informática (2,48%); e Bares, Restaurantes e Lanchonetes (1,08%). Quanto ao pessoal empregado, o comércio apresentou retração de 1,62% no contingente em comparação com janeiro. O setor de serviços também apresentou queda de 5,70% no número de postos de trabalho. Foram consultadas 629 empresas, sendo 535 do comércio e 94 de serviços.

O Setor de Livraria e Papelaria se destacou com aumento de 42,70% nas vendas.

 

Foto: Joel Rodrigues

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