• 09/11/2012
Vitória obtida pelo Sindiauto reduz preços de peças

O governo do Distrito Federal decretou a normatização do principal tributo que afeta o setor de peças de veículos. No mês de agosto, os preços das peças haviam subido por causa da Margem de Valor Agregado (MVA), que foi substituída de 40% para 59,6%. Com isso, os preços das peças aumentou 4% para o consumidor. Porém, a elevação durou apenas dois meses, graças a um acordo fechado no fim de outubro.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Automóveis e Acessórios do DF (Sindiauto), Oscar Perné, explica que essa alta teve início por causa de uma decisão dos Estados de São Paulo e Minas Gerais, que baseados em pesquisas de mercado local, foram ao Conselho Nacional da Política Fazendária (Confaz) para solicitar a elevação do MVA do setor. Entretanto, Perné afirma que o sindicato, com a ajuda da Fecomércio- DF, batalhou para o valor de 40% continuar em vigor em Brasília, pois, segundo ele, cada cidade tem o seu preço e custo de compra das peças.

“O aumento não deveria ser igual para todos os estados. Dessa forma, a medida foi analisada pelo governo local e conseguimos que o tributo voltasse a ser o mesmo de antes”, comemora o presidente do Sindiauto, Oscar Perné.