Os brasilienses estão otimistas com o cenário econômico. É o que mostra a Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) do Distrito Federal, divulgada pela CNC e pela Fecomércio-DF. O índice apresentou estabilidade em setembro em relação ao mês anterior e atingiu 126,8 pontos.

Em agosto, a pesquisa registrou 127,4 pontos. Apesar dos resultados positivos, houve uma queda de 25,2 pontos na intenção de consumo dos brasilienses na comparação anual. Em setembro de 2011, a pesquisa havia registrado 152 pontos.

 

Na opinião do presidente da Fecomércio- DF, Adelmir Santana, os brasilienses estão organizando as finanças. Muitos estão quitando suas dívidas para não misturar com as contas tradicionais de início de ano. A parcela do décimo terceiro salário ajuda no planejamento. “Brasília, como capital do País, tem muitos servidores públicos e isso propícia uma estabilidade no emprego, o que ajuda na intenção de consumo das famílias”, explica Adelmir Santana.

O levantamento mostra ainda que 73,9% dos trabalhadores se sentem seguros em relação ao emprego atual e 70,6% dos entrevistados acreditam que o momento é favorável para aquisição de bens duráveis, um aumento de 7,4% em relação ao mês passado.

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo