O Centro-Oeste foi a região do país que apresentou maior alta no Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), divulgado nesta terça-feira (11) pela CNC. Em agosto, houve uma alta de 7,9% na comparação com junho, ficando em 128,3 pontos. Apesar do aumento no mês, o índice caiu 0,5% na comparação com o mesmo período do ano anterior.
Na opinião do presidente da Fecomércio- DF, Adelmir Santana, o resultado também reflete um aquecimento do mercado de trabalho, por conta da baixa taxa de desemprego e da alta nos rendimentos reais. “O mercado de trabalho está atuando em um ritmo favorável com níveis baixos de desemprego, o que faz a economia aquecer no segundo semestre do ano e a confiança do empresário crescer”, explica Adelmir.
Em âmbito nacional, o índice que mede as expectativas dos empresários do comércio apresentou alta mensal de 5,1% mas recuou na comparação anual (-2,1%) e trimestral (-1,9%). De acordo com o economista da CNC, Bruno Fernandes, o nível das expectativas continuou bastante elevado, com 156,3 pontos, mostrando que o empresário do comércio continua otimista em relação ao desempenho de suas vendas no futuro.
Foto: CNC