O percentual de famílias com dívidas aumentou pelo terceiro mês consecutivo, segundo a pesquisa de Endivadamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
O número de famílias que relataram ter dívidas entre cheque pré-datado, cartão de crédito, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguros aumentou em agosto deste ano, alcançando 59,8%, comparado com 57,6% de julho.
De acordo com a economista da CNC, Marianne Ranson, a alta tem sido modesta, apesar de persistente. O número de pessoas endividadas continua em patamar inferior ao observado no mesmo período de 2011, quando 62,5% haviam declarado ter dívidas. “As famílias estão aumentando o consumo de bens duráveis como veículos e móveis. Isso faz o consumidor comprar com cartão de crédito e cheque pré-datado, o que acaba acarretando em dívidas”, explica Marianne Ranson. Já o percentual de famílias que declararam não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso recuou tanto na comparação mensal, quanto na comparação anual. A taxa de inadimplentes alcançou 21,3% do total em agosto de 2012, ante 21% comparado com o mês anterior.
Foto: CNC/divulgação