É o menor índice para o período desde 2002. Em abril de 2011, a taxa medida era de 6,4%. No mês passado, o contingente de desempregados ficou em 1,4 milhão de pessoas – uma queda de 4,9% em relação a igual período do ano anterior.
Em relação a março deste ano, quando o desemprego ficou em 6,2%, a queda foi de 2,5%. Os dispensados incluem, além dos desempregados, funcionários temporários com contrato encerrado.
Já a população empregada totalizou, em abril, 22,7 milhões de pessoas, o que representa um crescimento de 1,8% ante igual período de 2011 e de 0,3% na comparação com o mês de março.
Quanto às remuneração dos trabalhadores, o salário médio ficou em R$ 1.719,50, uma queda de 1,2% em relação ao mês anterior. Porém, na comparação com abril do ano passado, houve aumento de 6,2%.
“O resultado aponta para um provável aquecimento do mercado de trabalho. A estabilidade no emprego vai ajudar a fazer com que o consumo das famílias se mantenha em um nível favorável neste ano”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio-DF, Adelmir Santana.
Foto: Joel Rodrigues