Os setores de comércio e serviços do Distrito Federal apresentaram desempenhos diferenciados no mês de março. É o que mostra a Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas, divulgada pelo Instituto Fecomércio.
O setor de comércio registrou um aumento de 5,88% nas vendas em comparação com fevereiro. Já o setor de serviços apresentou queda de 8,44% em março frente ao mês anterior.
Na avaliação do presidente do Sistema Fecomércio-DF, Adelmir Santana, o desempenho do comércio pode ser considerado normal para este mês. Já a queda nas vendas em serviços estão relacionadas ao efeito sazonal. “A queda expressiva do setor de serviços pode ser atribuída ao final da temporada de férias e, consequentemente, a redução das vendas nos segmentos de turismo se torna inevitável”, explica Adelmir Santana.
Os aumentos mais significativos no comércio foram observados nos segmentos de Autopeças e Acessórios (16,33%), Floricultura (13,64%), Tecidos (12,56%) e Utilidades Domésticas (11,92%).
No setor de serviços, as maiores altas foram registradas nos segmentos de Salão de Beleza (10,36%) e Petshop (8,66%). Foram consultadas 600 empresas, sendo 527 do comércio e 73 de serviços.
Foto: Joel Rodrigues