Em fevereiro, o setor de serviços teve um grande crescimento na região norte do Distrito Federal que engloba as cidades do Paranoá, Planaltina, São Sebastião e Sobradinho.
As vendas aumentaram 80,68% na comparação com o mês anterior. Essa foi a única região que apresentou desempenho positivo no período. Todos os outros segmentos de Comércio e Serviços registraram queda.
Os números são da nova Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas, realizada pelo Instituto Fecomércio, que agora também apresenta dados sobre as regiões administrativas do DF.
O nível de emprego no setor de Serviços também cresceu em fevereiro nas mesmas cidades citadas anteriormente. Na avaliação do Instituto Fecomércio, esse crescimento se deve a inserção de classes sociais que antes tinham poucos recursos no mercado consumidor.
Além disso, o período ajudou as empresas. “Esse aumento se deve ao fato de o Carnaval ter sido no mês de fevereiro, quando muitas pessoas buscaram serviços, principalmente das agências de viagem”, ressalta o presidente do Sistema Fecomércio, Adelmir Santana.
O setor de Serviços analisado pela pesquisa, engloba os seguimentos de agência de viagem, auto escola, pet shop e salão de beleza.
Foto: Joel Rodrigues