A expectativa dos comerciantes para a Páscoa é positiva. De acordo com levantamento do Instituto Fecomércio, estima-se um aumento de 14,14% nas vendas em 2012. Ano passado, no mesmo período, os empresários apostaram num crescimento de 10,6%.
Na avaliação do presidente da Fecomércio- DF, Adelmir Santana, dois fatores explicam esses números. “O otimismo pode ser atribuído ao aumento de renda das classes D e E, devido a elevação do salário mínimo, e também a alta renda per capita da população do DF”, afirma.
O segmento de Chocolaterias é o mais otimista, com expectativa de aumento nas vendas de 18,04%. Os supermercados vêm logo em seguida, com estimativa de 11,75% de alta. As lojas de departamentos formam o grupo mais cauteloso, com previsão de 7,5% de crescimento. Para tentar atender a toda demanda do período, os lojistas ampliaram os seus estoques em 10,06% na média.
O levantamento também mostra que os preços dos ovos de chocolate devem sofrer um aumento de 3,34%. O maior reajuste será nas Lojas de Departamentos, com aumento de 4%; seguido por Supermercados/ Hipermercados (3,33%); e Chocolaterias (3,32%). A pesquisa do Instituto Fecomércio foi feita com 70 empresários de divresos segmentos, nos dias 7 e 8 de março.
Foto: Joel Rodrigues