A economia brasileira cresceu 2,7% em 2011, segundo números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (6).

Os setores que puxaram o crescimento foram agropecuária, com alta de 3,9%, e serviços, com aumento de 2,7%. A indústria teve um crescimento de 1,6%, abaixo do esperado. O IBGE atribui o desempenho da agropecuária ao aumento da produção de diferentes culturas e aos ganhos de produtividade.

O setor de serviços recebeu as maiores influências de serviços de informação (4,9%) e intermediação financeira e seguros (3,9%). Dentro desse setor, o comércio avançou 3,4%, seguido de transporte, armazenagem e correio (2,8%).

Em valores correntes, a soma das riquezas produzidas no ano passado chegou a R$ 4,143 trilhões e o PIB per capita ficou em R$ 21.252. Em 2010, o avanço do Produto Interno Bruto foi de 7,5%.

Na indústria, terceiro setor pesquisado pelo IBGE, o destaque ficou com eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana (3,8%) e construção civil (3,6%).

Também foram anunciados os números do desempenho do setor externo. Em 2011, as exportações cresceram 4,5%, e as importações, 9,7%, devido principalmente a valorização da moeda brasileira.

Foto: Franchise Store

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo