O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), divulgado nesta segunda-feira (5) pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), indica que, apesar da queda na intenção de investir, o empresário do comércio está mais propenso a contratar funcionários este ano. Em fevereiro, o índice registrou 127,6 pontos, o mesmo patamar alcaçado no mês de janeiro.
No componente que mede a propensão ao investimento do varejo, chamado de Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC), houve recuo de 0,9% em fevereiro. Mas o item relacionado à expectativa de contratação de funcionários subiu 2% em relação a janeiro.
O economista da CNC, Bruno Fernandes, explica que o nível ainda alto de estoques reflete uma recuperação mais lenta das vendas após a desaceleração de 2011 e o efeito retardado da retirada das medidas macroprudenciais e do corte nos juros sobre a disponibilidade de crédito.
Já a intenção de contratar está ligada à expectativa mais positiva em relação ao segundo semestre. “Em relação ao nível de investimentos, há um efeito estatístico por causa da base alta de comparação. Mesmo assim, a expectativa continua alta.
Diferentemente do que acontece na indústria, por exemplo, o que vemos no varejo é uma desaceleração, mas com manutenção do otimismo”, avalia Fernandes.
Foto: Ascom/CNC