• 01/02/2012
Comércio e serviços geraram 28 mil vagas

Os setores de Serviços, com 20 mil novas vagas geradas, e Comércio, com 8 mil, foram os que mais criaram postos de trabalho em 2011. O balanço foi divulgado na terça-feira (31) pela Companhia de Planejamento (Codeplan) e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), por meio da Pesquisa de Emprego e Desemprego do Distrito Federal.

O mês de dezembro e o ano de 2011 registraram as menores taxas de desemprego dos últimos 20 anos. No último mês do ano passado, o índice de desemprego chegou a 11%, o equivalente a 155 mil desempregados, 13 mil a menos do que em novembro. Na avaliação anual, foram 174 mil desempregados (12,4%), taxa 1,2 ponto percentual menor do que em 2010 (13,6%). Das 1,4 milhões de pessoas que integram a População Economicamente Ativa (PEA), em torno de 1,23 milhões estão ocupadas e 174 mil em busca de emprego.

A construção civil abriu 2 mil vagas e foi o terceiro setor que mais gerou postos. Na avaliação do presidente em exercício da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF, Miguel Setembrino, a capital confirmou a tradição de alta empregabilidade no comércio e serviços. “Antes, as lojas de grife não cogitavam deixar a rota Rio-São Paulo. Hoje, elas já estão espalhadas pelo Distrito Federal e são muito requisitadas pelo público”, diz Setembrino.

Foto: Nilson Carvalho