As festas de final de ano, como é tradicional, influenciaram positivamente o comércio brasiliense. De acordo com a Pesquisa Conjuntural realizada pelo Instituto Fecomércio, as vendas em dezembro de 2011 apresentaram aumento de 12,13% na comparação com novembro.
O comércio do DF fechou o ano de 2011 com crescimento acumulado de 17,70% nas vendas. “Esse aumento sofreu forte influência do bom desempenho do comércio de eletrodomésticos, incentivado pelo governo Federal ao reduzir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre geladeiras, máquinas de lavar e fogões”, explica o vice-presidente do Sistema Fecomércio- DF, Miguel Setembrino.
Na comparação anual (dezembro de 2011 em relação a dezembro de 2010) observou-se uma pequena redução de 1,23% nas vendas. Em dezembro de 2011, o segmento que mais se destacou foi o de Vestuário, com aumento de 42,8% nos negócios; seguido por Farmácias e Perfumarias (35,64%); Calçados (25%); Lojas de Departamento (24,63%); e Móveis e Utilidades Domésticas (21,84%).
Ainda na análise mensal, as quedas mais representativas ocorreram nos segmentos de Materiais de Construção (11,13%); Combustíveis e Lubrificantes (10,86%); e Tecidos (2,70).
Foto: Joel Rodrigues