O Índice de Consumo das Famílias (ICF) ficou em 137,2 pontos em dezembro, registrando uma ligeira queda de 0,2% em relação ao resultado do mês anterior. O resultado reforça a expectativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) para um crescimento do comércio varejista em torno de 5,8% no Natal.

O ICF foi puxado pelo desempenho aferido nas capitais do Centro-Oeste, Norte e Sul, que tiveram baixas de 3,4%, 0,6% e 0,6%, respectivamente. “Diferentemente de 2010, a maior cautela das famílias levou a estabilidade em dezembro deste ano. No entanto, este resultado está bem acima da zona de indiferença (100 pontos), o que indica um nível favorável de consumo”, afirma o economista da CNC, Bruno Fernandes.

Na comparação anual, a intenção de consumo das famílias brasileiras apresentou queda de 4,3%. No período, todos os índices relacionados ao consumo e ao crédito registraram patamares inferiores aos registrados em dezembro de 2010.

Esse resultado indica que a moderação da demanda doméstica ao longo do ano se estendeu no último trimestre de 2011, levando a atividade econômica a manter uma expansão inferior à de 2010.

Foto: Joel Rodrigues

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo