O volume de vendas do comércio no Distrito Federal apresentou em outubro aumento de 1,6% comparado ao mês anterior, de acordo com os dados divulgados nesta terçafeira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com setembro, 14 estados registraram aumento nas vendas.
As principais influências positivas, além do DF, partiram de Mato Grosso do Sul (3,7%) e Minas Gerais (0,9%). “Isso mostra que o comércio varejista continua exercendo papel fundamental na economia do DF”, ressalta o presidente do Sistema Fecomércio-DF, Adelmir Santana.
Registraram queda nas vendas os comércios de Roraima (-5,4%), Acre (-4,8%), Alagoas (-1,6%) e Rio de Janeiro (-1,2%). No geral, o comércio varejista do País não apresentou variação em outubro (zero) na comparação com o mês anterior. Em setembro, as vendas haviam crescido 0,6%. Segundo o IBGE, esse resultado interrompe uma sequência de 20 meses de resultados positivos da série.
Em relação a outubro do ano passado, o volume de vendas no varejo teve alta de 4,3% e a receita nominal, de 8,8%. No acumulado do ano, o aumento nas vendas é de 6,7% e da receita nominal, de 11,8%. Em 12 meses, o volume de vendas cresceu 7,3% e a receita, 12,4%.
Foto: Joel Rodrigues