A Fecomércio criou a Central de Apoio Sindical (CAS), uma estrutura desenvolvida para facilitar a interação entre a direção da Fecomércio/DF e a sua base sindical.
Inaugurada em 22 de março de 2005, tem como missão promover a interação dos sindicatos filiados e associados aos setores afins da Fecomércio/DF garantindo a satisfação das necessidades e expectativas dos mesmos e disseminando informações que evidenciem a importância da estrutura sindical na defesa da categoria econômica.
Entre seus serviços estão:
– a prestação de assistência e orientação administrativa aos sindicatos da base;
– orientação na criação de novas entidades sindicais, acompanhando a elaboração dos processos e sua tramitação junto aos órgãos competentes do Ministério do Trabalho;
– o zelo pela legitimidade da representação das categorias econômicas do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal promovendo impugnações e recursos junto a órgãos executivos e fiscais, em defesa do princípio da unicidade sindical;
– o estabelecimento de contatos junto aos órgãos públicos, privados e outros organismos, objetivando facilitar os interesses dos sindicatos da base;
– assessoria em Convenções Coletivas do Trabalho;
– divulgação de publicações do interesse das categorias;
– assessoria nos processos de eleição na base sindical;
– promoção de ações de fortalecimento da estrutura sindical tais como:
- Ciclo de Palestras;
- Benchmarking; Disseminação e coordenação do SEGS – Sistema de Excelência em Gestão Sindical;
- formação de lideranças sindicais;
- consultoria organizacional;
- ações junto ao empresariado sobre a importância da participação ativa nas entidades sindicais;
- entre outros.