Comerciantes e consumidores estão otimistas com a retomada da economia no Distrito Federal. Dois importantes índices que medem a percepção dos lojistas em relação ao cenário econômico e a intenção de compra por parte das famílias apresentaram alta no mês de setembro. Os dados são de pesquisas realizadas pela Confederação Nacional do Comércio (CNC).
Pela quinta vez consecutiva, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) registrou variação positiva. Chegou a 117,7 neste mês, com alta de 5% em relação a agosto. É a maior marca registrada em doze meses, com aumento de 36,2% em comparação com setembro de 2020. O ICEC se encontra na zona de satisfação desde junho deste ano.
O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, reitera que o avanço na vacinação e o fim das restrições de funcionamento de lojas, bares, restaurantes e shoppings contribuem para a sensação de melhora da economia.
“O movimento de retomada da economia começou aos poucos e continua em ascendência. Agora por exemplo, o GDF, com apoio do setor produtivo, autorizou por meio de decreto a realização de eventos com público reduzido, beneficiando o segmento mais afetado pelas restrições. Junto a isso, teremos ainda o Dia das Crianças, o Natal e feriados. Esperamos fechar segundo semestre deste ano com números próximo ao do segundo semestre de 2019”
De acordo com a economista da CNC, Iziz Ferreira, esse aumento no ICEC-DF foi puxado pela avaliação das condições atuais, que seguem apontando crescimento. Segundo ela, as intenções de investimentos por parte dos empresários cresceram 5,8% no mês. Na comparação anual, o indicador de subiu quase 55%.
“Outro destaque pode ser a intenção de contratar funcionários. O índice aumentou 3,8% entre agosto e setembro e está em 134 pontos, nível otimista. Em comparação a setembro de 2020, aumentou 65%.
Intenção de Consumo das Famílias
A Intenção de Consumo das Famílias no DF (ICF-DF) registrou alta 3,4% e bateu os 65 pontos, acompanhando o movimento nacional. Em setembro, o ICF do País apresentou o melhor índice desde março de 2021, com aumento de 1,9%, alcançando 72,5 pontos.
A economista da CNC destaca também que o subíndice da pesquisa sobre perspectiva de consumo para os próximos meses cresceu 9,2%, e a perspectiva profissional cresceu 12,1%. “Os consumidores estão enfrentando desafios no consumo atual, em razão da inflação alta, mas esperam melhora ou que a inflação ceda nos meses à frente. Isso explica a evolução positiva do item perspectiva para o consumo”, destaca Ferreira.
Em relação as perspectivas profissionais, o argumento é que os indivíduos estão mais confiantes no mercado de trabalho para os próximos meses, com novas oportunidades e menos incerteza causada pela crise de saúde sobre a manutenção de seus empregos. “Os dados de julho do Caged mostram que o saldo na geração de vagas formais no DF cresceu 4,5% este ano”, explica a economista.