Lançado nesta quarta-feira (11), o novo projeto do Sesc-DF, intitulado Voar – família e cidadania, atenderá 50 famílias em estado de vulnerabilidade social. O objetivo é oferecer oportunidades de educação e profissionalização, por meio de atendimento da equipe multidisciplinar, que engloba assistência social, psicologia, pedagogia, nutrição, educação física, dentista, medicina de família e enfermagem.

As crianças terão atividades três vezes por semana, no contra turno escolar, de forma gratuita. Aos familiares das crianças também será viabilizado, por meio de uma parceria com o Senac-DF, ofertas de vagas em cursos de qualificação profissional, com o objetivo de ampliar as chances de inserção no mercado de trabalho.

O presidente da Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, participou do lançamento do projeto, no Teatro Sesc Paulo Autran, da unidade do Gama, o ao lado do primeiro vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio e presidente do Conselho Regional do Sesc e Senac DF, Francisco Valdeci de Sousa Cavalcante, do diretor regional do Senac-DF, Augusto César Chablôz, da subchefe de Políticas Sociais e Primeira Infância, Anucha Soares (representando a primeira-dama do DF, Mayara Noronha), entre outros.

“O projeto Voar faz parte da essência do Sesc, com atendimento em diversas áreas especialmente para as famílias menos favorecidas, que faz parte da missão da instituição”, afirmou o presidente da Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.

“Atuaremos para que a família tenha noção de suas potencialidades e para que tenham forças de superar dificuldades. O objetivo é fortalecer vínculos entre todos os membros dos núcleos para que possam caminhar em conjunto e tenham um papel de protagonismo para perseguir seus objetivos, conhecer novas realidades e aprender que elas podem voar”, disse o diretor regional do Sesc-DF, Moisés Brandão, que fez a apresentação do projeto ao público.

O Sesc já atende jovens carentes oferecendo aulas de esporte, porém as equipes percebiam a existência de outros problemas de dinâmica familiar que precisavam ser resolvidos com esse atendimento mais global.

Janaína de Carvalho Cruz é mãe do Arthur Barbosa, de 9 anos, que já era aluno do Sesc-DF, mas que foi selecionado pela escola pública onde estuda para participar do Voar. Ela conta que por causa da experiência anterior da família com a instituição, o Arthur está muito animado com o novo projeto. “Ele passou na seleção do Voar e está eufórico para participar. Todos os dias pergunta se terá atividades”, comemora.

O primeiro vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio e presidente do Conselho Regional do Sesc e Senac DF, Francisco Valdeci de Sousa Cavalcante, lembrou da importância do Sesc-DF para a comunidade, visto todos os serviços que são prestados todos os dias pela instituição.

“O Sistema S é uma fonte de oportunidades para o poder público. O Sesc é educação, saúde, lazer, esporte e turismo. Por isso, essa instituição é vida e está dentro das comunidades todos os dias cuidando de mais de 160 mil famílias somente aqui no DF. O Sesc está vigilante com relação ao atendimento não só ao comerciário, mas toda a comunidade local”, destacou Valdeci.

Em janeiro de 2022, será aberto um novo edital para chamamento de 100 famílias que serão atendidas no Sesc Taguatinga Sul e Sesc Ceilândia. O Voar atende famílias de crianças entre 9 e 10 anos, matriculadas na rede pública de ensino, com evidências de vulnerabilidade social e renda familiar de até três salários mínimos.

Com informações da Ascom Sesc-DF

Posso ajudar?

Pular para o conteúdo