A expectativa de venda do comerciante brasiliense para o Dia das Mães é extremamente positiva.
Este ano, o setor espera um crescimento de 16,89%.
O mesmo indicador foi estimado em 6,65% no ano passado.
O levantamento é do Instituto Fecomércio.
O estudo, divulgado ontem (2), foi realizado no mês de abril, junto a 180 empresas de nove segmentos.
Para 67,8% dos entrevistados, as vendas no período relativo à data comercial serão maiores do que as do ano passado.
Para os otimistas, a estimativa de alta é de 16,89%.
O otimismo tem explicação.
“Essa é a segunda melhor data em vendas para o comércio varejista.
Além disso, o alto poder aquisitivo do consumidor brasiliense e a grande variedade de produtos em oferta devem garantir um bom desempenho”, explica o presidente do Sistema Fecomércio-DF, Adelmir Santana.
Na opinião dos empresários, cartôes de crédito e débito serão a forma de pagamento mais utilizadas pelos consumidores (81,67%), seguida de pagamento à vista (9,44%).
A média de gastos em presentes, segundo a maioria dos pesquisados (42,78%), vai ficar acima de 160 reais.
Em relação ao aumento temporário do quadro funcional para a data, 15,6% dos empresários vão realizar contratações no período.
Foto: Joel Rodrigues