O comércio varejista brasiliense apresentou um crescimento de 20,19% nas vendas em fevereiro deste ano em comparação com o mesmo período de 2010.
A análise é da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista do DF, realizada pelo Instituto Fecomércio.
Em relação ao mês anterior (janeiro de 2011), as vendas tiveram um pequeno recuo de 0,13%.
“O crescimento foi puxado por uma alta do comércio automotivo e pelo consumo de bens semiduráveis.
Em relação a queda mensal, ela já era aguardada.
É um efeito, que se repete em todos os meses de fevereiro desde 2006″, explica o presidente do Sistema Fecomércio-DF, Adelmir Santana.
No segundo mês de 2011, os segmentos do comércio varejista que registraram maior crescimento, em comparação com janeiro, foram Materiais de Construção (16,18%), Revendedoras de Veículos (7,01%), Tecidos (2,29%) e Informática (2,09%).
As quedas mais representativas, também na análise mensal, foram detectadas nas atividades de Calçados (-12,96%), Autopeças e Acessórios (-5,63%), Supermercados e Minimercados (-5,28%) e Móveis e Decorações (-2,37%).
Em relação ao pessoal empregado, em fevereiro de 2011 a oferta de postos de trabalho no comércio varejista do Distrito Federal recuou 0,57% em relação a janeiro.Foto: Franchise Store